Descrição enviada pela equipe de projeto. A Universidade de Toronto Mississauga (UTM), está localizada em meio a um campus ao estilo de um parque, no vale do rio Credit, rodeado por um bosque, à aproximadamente 33 quilômetros à oeste do centro de Toronto. Desde o estabelecimento do seu primeiro edifício em 1966, o campus foi formando por declarações arquitetônicas audazes, que se intensificaram nas últimas décadas a medida em que a universidade responde a um aumento na quantidade das matrículas com um incremento na construção de edifícios.
A mais recente adição ao campus é o Centro de Inovação da Universidade de Toronto Mississauga, uma renovação e ampliação do Centro de Kaneff por PCL Constructors com Moriyama e Teshima Architects. A equipe de projeto e construção respondeu de forma integral a este variado contexto, fechando o pátio circular do edifício pós-moderno de 1992, mostrando respeito pela qualidade distintiva do desenho original, enquanto equilibravam a transformação do pátio em uma rótula interior com a intersecção de uma planta regular.
O Centro de Inovação de três pavimentos abriga escritórios das Faculdades de Ciências Econômicas e Empresariais, os escritórios de Registro, assim como duas salas de aula de aprendizagem interativa e espaços comuns acolhedores para a troca social e intelectual, que adaptam-se facilmente a eventos, conferências e feiras de emprego.
As aletas verticais de alumínio pintadas de branco que envolvem o edifício, conferem à fachada uma qualidade cinética, que muda a medida que as pessoas passam pelo projeto. Isto se traduz em uma presença efêmera e em um silêncio eloquente e dinâmico, sendo um volume que ainda assim se adapta bem aos seus vizinhos brutalistas. Os arquitetos foram mais além dos requerimentos do projeto através da formalização de caminhos informais estabelecidos oferecendo um refúgio aos estudantes que atravessam ao campus.
No interior, a elegância e a leveza do Centro de Inovação continua. No coração do edifício, uma rótula interior é alinhada com alas de madeira, criando um diálogo entre o interior e o exterior - utilizando também de maneira abstrata no espaço, a tranquilidade do bosque próximo. A marcante paleta de materiais composta principalmente por travertino italiano demostra o compromisso da Universidade de Toronto com o fortalecimento da experiência educativa, através da arquitetura que inspira e aumenta o prazer e bem-estar dos seus estudantes, professores, trabalhadores técnicos e visitantes.
O projeto portador da certificação LEED Silver foi completado em somente 21 meses, através de um processo de concepção-construção com um cronograma e orçamento muito bem planejados. A equipe de desenho e construção integrada teve de planejar todo o processo com oficinas coletivas, cooperando em formas não convencionais para o projeto.
Entretanto, este processo garantia que todo mundo se centrasse no objetivo comum de criar um edifício de alta qualidade onde as pessoas pudessem reunirem-se com propósito e serenidade; e também assegurou que o Centro Kaneff pudesse permanecer aberto durante todo o processo de construção.